Blog

6 motivos para cuidar da saúde emocional dos colaboradores

Cuidar da saúde emocional dos colaboradores sempre foi algo relevante para as empresas. Porém, a pandemia evidenciou ainda mais essa necessidade. Siga lendo e saiba mais!

Qual é a diferença entre saúde mental e saúde emocional?

Embora muitas vezes sejam erradamente usados como sinônimos, os termos “saúde mental” e “saúde emocional” têm significados diferentes. Entender isso é muito importante para promover ambos os conceitos na sua empresa. Explicaremos a seguir!

Saúde mental

A saúde mental é o estado de equilíbrio psicológico e da inexistência de distúrbios da mente, como depressão, ansiedade, síndrome do pânico, entre outras.

Ou seja, a saúde mental está relacionada às doenças da mente. Podemos dizer que, se uma pessoa foi ao psiquiatra e recebeu um diagnóstico de depressão, não é alguém mentalmente saudável.

Nesse caso, para conquistar uma boa saúde mental, a pessoa deverá se submeter a tratamentos terapêuticos ou medicamentosos, de acordo com a recomendação médica.

Saúde emocional

A saúde emocional, por outro lado, envolve o controle dos comportamentos e sentimentos do dia a dia, mas que não representam uma doença da mente.

Se uma pessoa está passando por um momento difícil e isso a deixa desmotivada para trabalhar, por exemplo, estamos nos referindo a alguém com a saúde emocional abalada.

Como esse não é um problema que envolve fatores patológicos, é mais fácil de tratar e resolver a situação. Alguém que está com raiva de um colega, por exemplo, pode conversar com a pessoa e resolver a questão pendente. Assim, esse problema passa.

Por que as empresas precisam cuidar da saúde mental dos funcionários?

É muito importante para as empresas cuidar da saúde mental e da saúde emocional dos funcionários. Isso porque esses conceitos estão diretamente ligados à produtividade e à eficiência dos trabalhadores.

Vale lembrar que, durante a pandemia da Covid-19, houve piora nos casos de saúde mental das pessoas. Em uma reportagem da revista Saúde, por exemplo, o psiquiatra André Brunoni apresentou estudos que comprovam uma piora de até 10% nos casos de depressão e ansiedade.

O cuidado com a saúde emocional na pandemia, portanto, se tornou ainda mais necessário para as empresas. Afinal, as organizações têm interesse em ter colaboradores saudáveis e produtivos.

Selecionar Saúde Emocional

Pensando em contribuir com a saúde emocional das organizações, o Grupo Selecionar trouxe a soluções Selecionar Saúde Emocional.

Trata-se de um conjunto de programas e serviços personalizados com foco na saúde mental das organizações.

Como cuidar da saúde emocional dos colaboradores

A saúde emocional das organizações pode ser melhorada com os serviços do Selecionar Saúde Emocional. 

Nosso programa conta com um time de psicólogos treinados e capacitados para bem atender aos trabalhadores da sua empresa. Além dos atendimentos individuais, podem ser promovidos grupos de apoio para redução do estresse e da ansiedade.

Também são oferecidos serviços de coaching de performance, soluções em terapias alternativas, saúde física, programas de nutrição, entre outros.

6 motivos para cuidar da saúde emocional dos colaboradores

Quer saber mais motivos para cuidar da saúde emocional dos colaboradores? Então, confira a lista abaixo!

1. Equilíbrio e felicidade

Ao cuidar da saúde emocional dos colaboradores você terá pessoas com muito mais equilíbrio e felicidade trabalhando na empresa.

Dessa forma, certamente os trabalhadores produzirão mais e trarão mais resultados positivos para a organização.

2. Indicadores e produtividade

De acordo com um estudo feito pela Universidade da Califórnia, publicado no Correio Braziliense, um trabalhador feliz é 31% mais produtivo, três vezes mais criativo e vende 37% mais que uma pessoa desmotivada.

Logo, ao investir na saúde emocional dos colaboradores da sua empresa, os indicadores melhorarão e a companhia será mais produtiva. 

3. 2021: ano da saúde emocional

A saúde emocional no trabalho ganhou muita evidência em 2021. Isso se justifica pelo fato de este ano, depois de enfrentarmos meses de pandemia e em isolamento social, começarmos uma volta gradual às atividades presenciais, como por exemplo nas empresas e universidades etc.

É natural que esse retorno cause medo, estresse, ansiedade etc. Por isso, este ano está sendo considerado o ano da saúde emocional. É preciso ser resiliente e forte para vencer esses percalços e seguir a vida, depois de tempos tão difíceis que todos nós passamos.

As empresas que investem em saúde emocional, portanto, serão muito mais bem-vistas pelos colaboradores e a comunidade em geral.

4. Segurança psicológica

A segurança psicológica pode ser definida como um ambiente em que as pessoas se sentem confiantes para falar e compartilhar as suas experiências e ideias.

Dessa forma, ao investir em saúde emocional, as empresas terão trabalhadores mais seguros de si mesmos e dispostos a dar feedbacks para gestores e colegas, por exemplo.

5. Ampliação da saúde

Uma pessoa com uma saúde mental e emocional desequilibrada tem mais chances de desenvolver problemas físicos. As crises de pânico, por exemplo, podem vir acompanhadas de taquicardia, tonturas, aceleramento no coração etc.

Logo, alguém instável mentalmente pode adoecer mais facilmente e isso é ruim para as empresas, tendo em vista que gera afastamentos dos colaboradores. Esse é mais um motivo para investir na saúde emocional no trabalho.

6. Ser humano na sua totalidade

Como explicamos, saúde mental e emocional andam juntas com a saúde física. Logo, ao fazer esse investimento, a sua empresa estará pensando no ser humano em sua totalidade.

Assim, as pessoas terão mais condições de trabalhar de maneira mais produtiva na organização.

Como as empresas podem contribuir com a saúde emocional dos colaboradores?

A empresa pode ajudar os colaboradores, proporcionando atendimento psicológico e outras atividades, como as propostas no programa  Selecionar Saúde Emocional.

Quer saber mais sobre essa solução que pode gerar até 61% de melhora na saúde emocional de seus colaboradores? Então, acesse agora mesmo o nosso site e saiba mais sobre essa solução do Grupo Selecionar!

Compartilhe:

(47) 3340-7617