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Os Beneficios de Melhorar a saúde emocional dos colaboradores

O termo saúde emocional ainda é desconhecido por muitos gestores de organizações. Por isso, preparamos este conteúdo, no qual iremos esclarecer questões sobre o tema. Confira!

O que é saúde emocional?

No livro “Como desenvolver saúde emocional?”, o psicólogo e jornalista Oliver James trabalha com a seguinte definição:

“Saúde emocional é a noção de que a vida está acontecendo aqui e agora. É vivenciar o mundo pessoal e imediatamente, em vez de apenas saber o que foi vivido ao refletir a respeito mais tarde”.

Ou seja, a saúde emocional é a capacidade que as pessoas têm de controlar e gerenciar as alterações de comportamento que influenciam as nossas atividades no dia a dia.

Quem é emocionalmente saudável sabe lidar melhor com as emoções, como a ansiedade, a raiva, o amor, entre tantas outras. 

Ter uma boa saúde emocional é fundamental para que as pessoas tenham um bom desempenho nas suas vidas pessoais e profissionais.

Por que a saúde emocional é tão importante nas organizações?

Como explicamos, a saúde emocional envolve a habilidade de manejar as nossas emoções. Em nossa rotina, é comum que tenhamos raiva, angústia, tristeza, desânimo, entre outros sentimentos negativos. No entanto, temos que ter cuidado para que isso não afete o nosso trabalho.

Se um colaborador vivenciou uma situação difícil com um cliente e ficou estressado e com raiva, por exemplo, não pode descontar isso em seus colegas de trabalho ou  outros clientes que atender no dia.

A pessoa com uma boa saúde emocional desenvolve o equilíbrio entre os recursos internos com as exigências do ambiente. Ou seja, ela consegue ser resiliente e melhorar a comunicação.

É por isso que desenvolver a saúde emocional entre os colaboradores das empresas é tão importante. Assim, os colaboradores conseguem canalizar as emoções negativas e evitam que elas tragam consequências ruins para si mesmos.

Como manter a saúde emocional na empresa?

As empresas têm um papel importante no desenvolvimento da saúde emocional dos seus colaboradores. Por isso, desenvolver ações para que todos sejam emocionalmente saudáveis é algo que precisa fazer parte da rotina das organizações.

O primeiro passo é desenvolver um ambiente de trabalho saudável e não tóxico, em que todos possam conviver em harmonia. Também é importante criar a cultura do feedback, para que todos possam trazer as suas opiniões e sugestões de melhoria nos processos.

As empresas também podem fazer parcerias com clínicas de psicologia e psiquiatria, para que esses profissionais ajudem os colaboradores a ter uma boa saúde mental.

O que é bem-estar emocional?

O bem-estar emocional pode ser definido como a capacidade que as pessoas tem de entender a si mesmas e as suas próprias emoções. Assim, conseguem lidar melhor com os desafios e as adversidades da vida.

Quando alguém tem uma boa saúde emocional, também alcança o bem-estar. De tal maneira, consegue sentir, pensar e agir de forma saudável.

Como cuidar da saúde emocional da minha equipe?

Se você é gestor de uma equipe na empresa e deseja cuidar da saúde emocional dos seus colaboradores, confira algumas dicas:

  • incentive a equipe a não levar questões profissionais para o lado pessoal;
  • desenvolva a diversidade de pensamentos e o respeito a todos;
  • crie um ambiente de trabalho saudável para todos;
  • desenvolva no time a capacidade de adaptação;
  • reconheça o valor dos colaboradores;
  • promova a autoavaliação;
  • entre outras ações.

Quais as medidas criadas para manter a saúde do trabalhador?

A saúde emocional do trabalhador é de suma importância para as empresas. Afinal, quando os colaboradores são emocionalmente saudáveis, tudo flui melhor na organização e os gestores observam mais resultados positivos.

Além das medidas que trouxemos anteriormente para você cuidar da saúde emocional da sua equipe, também vale a pena criar programas de pertencimento.

Por meio de ações de endomarketing, podem ser desenvolvidos nos colaboradores um espírito de coleguismo, em que um ajuda o outro, em prol de um objetivo em comum.

Quando as pessoas descobrem o verdadeiro sentido do trabalho em grupo, desenvolvem as atividades com mais sinergia, se mantêm mais saudáveis emocionalmente e não comprometem as entregas na organização.

Qual é o papel do RH para manter uma boa saúde organizacional?

O papel do RH para manter a saúde e o bem-estar emocional do time está justamente no que apresentamos no tópico anterior.

Ou seja, os gestores de RH, juntamente com a equipe de comunicação interna, de psicólogos e demais líderes da empresa, precisam desenvolver atividades para que haja a promoção da saúde mental na empresa.

Dessa maneira, todos colherão os resultados positivos das ações em curto, médio e longo prazo. Isso é de suma importância, principalmente, em tempos adversos, como o que vivemos atualmente.

Afinal, manter a saúde emocional na pandemia é algo bem mais desafiador. As pessoas já estão abaladas com tudo o que está acontecendo no mundo e isso pode desencadear em uma maior dificuldade para manter o bem-estar mental e emocional.

Qual a diferença entre saúde mental e emocional?

É bastante comum que as pessoas confundam saúde mental com saúde emocional e até mesmo usem os termos como sinônimos. Por isso, para não errar mais, convém conhecer bem os conceitos.

A saúde emocional, conforme explicamos, é a capacidade que as pessoas têm para lidar com as emoções. Dessa forma, sentimentos negativos não assumem o protagonismo em suas vidas.

Por sua vez, a saúde mental é classificada como um estado de equilíbrio emocional. Assim sendo, uma pessoa mentalmente saudável é aquela que não tem nenhuma das chamadas doenças mentais, como a depressão, a ansiedade, as síndromes do pânico, a bipolaridade etc.

Esperamos que o nosso conteúdo tenha sido bastante útil para a sua empresa saber melhor como lidar com a saúde emocional dos colaboradores. Coloque tudo em prática e conquiste um time muito mais produtivo e feliz.

Continue com a gente! Leia agora o nosso artigo com 5 dicas para melhorar o seu processo de recrutamento e seleção na empresa.

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