Blog

Terceirização de Mão de Obra: Tudo o Que Você Precisa Saber

Sabemos que existem diversas dúvidas sobre a terceirização de mão de obra, ainda mais quando surge uma função importante na empresa e ela precisa ser preenchida por alguém qualificado. Contudo, preparamos este conteúdo para tirar todas as suas dúvidas, acompanhe!

O que é a terceirização de mão de obra? 

A terceirização de mão de obra é uma atividade aplicada por diversas empresas (de diferentes tamanhos e segmentos) para estabelecer tarefas secundárias e focar em seus objetivos.

Esse tipo de contratação tem como método captar profissionais para realizarem desde atividades paralelas (chamada como meia) e também as atividades principais (conhecida como fim) do próprio estabelecimento.

No entanto, podem surgir algumas adversidades no que diz respeito à gestão dessa mão de obra, por isso, é necessário possuir uma estratégia muito bem elaborada para poder usufruir de todos os benefícios que uma terceirização de mão de obra pode trazer.

Enquanto mais e mais pequenas e médias empresas começam a aparecer no mercado, os proprietários de negócios começam a perceber que a terceirização de mão de obra é de extremo valor para que tragam mais eficiência ao seu fluxo de trabalho e, ao mesmo tempo, não sacrifiquem sua produtividade por conta disso. 

Diante deste cenário, a terceirização de mão de obra é definitivamente uma solução valiosa e muito eficaz para muitas empresas.

Por que contratar mão de obra terceirizada? 

A terceirização de mão de obra é uma prática que está se tornando cada vez mais popular no mundo dos negócios e, isso não é mais novidade para ninguém. Ela traz diversos benefícios não só para a empresa, mas também para o empregado, que ganha flexibilidade e mais oportunidades de trabalho.

Ainda, para melhorar, a terceirização de mão de obra no Brasil é amparada pela Lei Federal n°13.429, de 31 de março de 2017, que aumentou as possibilidades desse método de trabalho. 

Apesar da Lei, poucas empresas realmente sabem as verdadeiras vantagens da terceirização de mão de obra, por essa razão, vamos citar as mais comuns logo abaixo.

Vantagens da contratação de mão de obra terceirizada 

A terceirização da mão de obra tem se expandido rapidamente, cobrindo uma ampla variedade de setores, incluindo serviços profissionais e comerciais, TI, gerenciamento de instalações institucionais, logística, manufatura, produção de alimentos, saúde e atendimento ao cliente.

Sendo assim, uma das principais vantagens da terceirização é reduzir os custos relacionados à sua força de trabalho. Ou seja, você pode contratar os funcionários de que precisa para ajudar seu negócio a crescer sem o custos extras, como pagamento de impostos, benefícios de saúde, vale alimentação e entre outros.

Bem como a garantia de uma contratação assertiva e de forma rápida, quando contado com o auxílio de uma empresa especializada que realiza a contratação desta mão de obra qualificada.

Mas além disso, as vantagens também se estendem para:

  • Redução de custos operacionais;
  • Mão de obra qualificada;
  • Flexibilidade;
  • Maior capacidade em aperfeiçoamento;
  • Otimização nos processos;
  • Sem vínculo empregatício;
  • Maior controle no fluxo de caixa;
  • Ganho de produtividade;
  • Priorização dos investimentos e entre outras.

Agora que você já conhece todos os benefícios, entenda a diferença entre a terceirização de mão de obra e a terceirização de serviços. 

Diferença entre terceirização de mão de obra e a terceirização de serviços 

Muitas pessoas confundem, mas a verdade é que existe diferença entre a terceirização de mão de obra e a terceirização de serviços.

A terceirização de serviços é uma prática muito comum no mercado e, é uma boa forma para reduzir custos, porque permite que empresas foquem mais em suas principais tarefas, fortalecendo assim, suas estratégias de negócios e otimização de recursos.

De forma simplificada a empresa contratada será a intermediadora do serviço e as relações trabalhistas serão entre o trabalhador e a empresa prestadora de serviços, e não com a contratante. 

Este conceito de terceirização indica que a empresa contratada deve efetuar os serviços com ordem própria, autonomia técnica e jurídica, procedendo o objeto do contrato.

Já a terceirização de mão de obra, diferentemente da terceirização de serviços, significa usar a equipe de uma empresa contratada para efetuar trabalhos para a contratante, de forma interna na sua organização ou externa, conforme o projeto exigir.

Esta modalidade garante mais assertividade no momento de contratação, visto que a empresa contratada possui vasto know how de mercado e mão de obra para prospectar as pessoas certas para a sua vaga ou até mesmo uma equipe completa para o seu projeto, seja ele pontual ou contínuo. 

Entenda como realizar a terceirização de mão de obra

A contratação de mão de obra terceirizada é feita quando o contratante designa as atividades que deseja terceirizar e a empresa contratada contrata a mão de obra ideal para determinado serviço ou projeto.

Um exemplo, é caso uma empresa necessite contratar um squad completo para um projeto novo na área de TI da sua organização, mas não quer ter nenhum vínculo empregatício, ou necessita de toda a agilidade e assertividade necessária da contratação da equipe. Portanto, o contratante conta com os serviços do profissional especializado, mas não precisa se preocupar com a gestão dele, que inclui:

  • Recrutamento/Prospecção;
  • Contratação;
  • Folha de pagamento;
  • Questões trabalhistas e outros.

Mas, afinal de contas, como funciona uma empresa de terceirização de mão de obra? Entenda logo a seguir.

Como funciona uma empresa de terceirização de mão de obra? 

A empresa especializada em terceirização de mão de obra irá correr atrás do melhor profissional que se encaixe exatamente nas necessidades do seu negócio, como é o caso do Grupo Selecionar.

O processo é feito de forma ágil e assertiva, atraindo assim, profissionais qualificados com agilidade, segurança e qualidade para o seu negócio e/ou projeto.

Além disso, a contratação funciona da seguinte forma:

  • Consultoria: através da metodologia WOW (Way of Working), onde se entender melhor sobre a cultura da empresa, oferecendo a solução ideal;
  • Hunting: que consiste na busca pelo perfil ideal para atual no seu projeto, com validações comportamentais e técnicas;
  • Introdução: após validado, o profissional é apresentado para a organização e vise-versa, para aprovação final de ambas as partes;
  • Onboarding: após a aprovação, o candidato é introduzido à organização e sua cultura; 
  • Acompanhamento: por fim, um checkpoint período é realizado entre o novo colaborador e a empresa que realizou a contratação, garantindo qualidade e assertividade.

A consultoria e atuação do Grupo selecionar é especializada em entregar soluções de alta performance para o seu negócio!

Desde o primeiro contato, por meio de uma metodologia consultiva que identifica e interpreta a cultura do seu negócio, até as conversas de alinhamento e acompanhamento.

O Grupo Selecionar conta com equipes especializadas para fornecer a melhor consultoria na contratação de profissionais terceiros especializados e compatíveis com a sua empresa. 

Conclusão

A terceirização de mão de obra é uma ótima opção para empresas que operem com atividades sazonais, ou necessitam de agilidade e assertividade na contratação de novos profissionais para o seu negócio, ou que queiram um profissional qualificado por um curto período de tempo para suprir determinada demanda. 

Para ficar por dentro de mais conteúdos como este, acesse nosso blog.

Tags: mão de obra terceirizada, terceirização de mão de obra

Compartilhe:

(47) 3340-7617