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BPO: principais benefícios

Diante de um mercado cada vez mais competitivo, o BPO se tornou tendência e vem ganhando espaço significativo no mundo corporativo. Mas afinal, você compreende como o BPO funciona?

O que é BPO?

Comumente confundido com uma assessoria ou consultoria empresarial, o BPO, que significa Business Process Outsourcing, ou ainda, “Terceirização de processos de negócios” vem crescendo e se popularizando em meio as empresas Brasileiras. 

O BPO se resume em um modelo de atuação onde uma prestadora de serviços é contratada de maneira terceirizada, com o objetivo de realizar atividades para outras empresas.

As atividades realizadas através da estratégia de BPO podem ser as mais distintas, entre elas, é comum encontrar empresas BPO atuando na prestação de serviços como: Auditoria de processos e contas; gestão e infraestrutura de TI; atendimento ao cliente; e finanças.

Mas afinal, qual o objetivo principal das empresas envolvidas em um relacionamento BPO? Confira ainda neste conteúdo!

Qual é o objetivo do BPO?

Com o objetivo inicial de terceirizar serviços, principalmente os processos de transação que não exigiam atividade humana, o BPO surgiu no início dos anos 90 e se tornou uma importante alternativa para diversos empreendimentos ao redor do mundo.  

Como já citamos, o BPO não se trata de uma consultoria ou assessoria empresarial. Ele é um processo baseado na terceirização de um setor, podendo ser ele do Backoffice ou do Front-office. 

Ao procurar por uma empresa de Business Process Outsourcing, a empresa que futuramente será contratante, tem a intenção de terceirizar para um grupo especializado, um setor ou uma área de atividade importantes para a sua administração. 

Ou seja, a aplicação de uma estratégia de BPO tem como finalidade diminuir as demandas secundárias da empresa, permitindo que ela deposite mais energia e tempo na atividade principal do seu empreendimento. 

Além da redução das demandas que não são o objetivo da empresa, implementar uma estratégia de BPO traz acesso aos melhores profissionais do mercado.

Sendo assim, é inevitável que os setores de atividades antes realizadas pela corporação, tornem-se ainda mais eficazes e produtivos com a implementação do BPO, afinal, esse resultado é um dos principais focos da empresa de Business Process Outsourcing

Vale lembrar que uma das poucas limitações na estratégia de terceirização de processos de negócios, é que a atividade ou o setor a serem terceirizados não podem ser voltados ao core business da empresa, que é a atividade principal

Esta limitação se dá pela proibição legalmente imposta de que as empresas terceirizem a sua atividade principal. 

Mas ainda que o BPO possa ser brevemente resumido na Terceirização dos processos de negócio, ele se dá de uma maneira diferente da terceirização convencional que conhecemos, sendo mais profundo do que ela. 

No próximo tópico deste conteúdo, entenda as diferenças da terceirização convencional e do BPO, além de como funciona esse sistema de trabalho.

Como funciona o BPO?

Embora o termo “terceirização” seja bastante genérico, podendo ser aplicado para resumir o funcionamento das estratégias de BPO, o Business Process Outsourcing não funciona da mesma forma que a terceirização convencional.

Enquanto que a terceirização de processos de negócios tem um foco mais amplo, destinado a trazer novas tecnologias, processos e até mesmo ideias para a empresa, a terceirização comum é simples, sendo apenas uma transferência de trabalho.

Acontece que, uma vez que o BPO realiza um estudo completo do empreendimento e de seus procedimentos, além de implementar novos recursos tecnológicos e remodelar os serviços de um setor, a terceirização comum tem seu foco apenas nos recursos humanos. 

Nós, do Grupo Selecionar, somos especialistas na prestação de serviços BPO, com o objetivo de constante melhora nos resultados da sua empresa a curto e longo prazo, trazendo tecnologia e inovação para o empreendimento. 

Enquanto sua organização foca em expandir, nós focamos em garantir as melhores contratações de profissionais, bem como, as melhores ideias para colocar em prática os seus objetivos.

No próximo tópico, o nosso Grupo separou pra você uma lista com algumas das principais vantagens de um BPO. 

Principais benefícios do BPO

Além da possibilidade de contar com um time de profissionais especializados que irão cuidar dos processos e recursos do seu empreendimento, existem ainda outros benefícios que são conquistados ao se contratar um BPO especializado, como o oferecido pelo Grupo Selecionar. 

Por fim, algumas das principais vantagens de um BPO, são as seguintes:

Redução de custos

Independentemente de contratar um BPO para terceirizar uma rotina financeira ou ainda, qualquer outro serviço interno da empresa, é comum que o empreendedor contratante de um BPO note significativas reduções de custos por parte da empresa. 

Acontece que uma vez que determinado setor ou área da empresa é terceirizado através de um BPO, os salários, benefícios e eventuais reclamações trabalhistas, passam a ser responsabilidade da empresa contratada para o BPO.

Outro fator bastante relevante, capaz de ser um motivo de redução de custos por parte do contratante, é a dispensa da necessidade de compra de equipamentos e tecnologias, afinal, estes também são custeados pelo contratado. 

Maior produtividade 

Uma estratégia BPO conta com equipes e profissionais especializados em cada uma das principais áreas de atuação presentes em uma empresa. 

Portanto, contratar uma empresa de terceirização de processos de negócio, pode e irá aumentar a produtividade do setor para o qual ela foi recrutada, afinal, as demandas destes setores serão cumpridas por especialistas. 

Foco na estratégia do negócio

Uma vez confiadas as atividades a um grupo de BPO como a nossa empresa, por exemplo, é possível se desvincular das responsabilidades, prazos e demandas de um setor, focando suas equipes e ações diretamente no objetivo final da instituição. 

Acesso a profissionais experts

Empresas BPO como o Grupo Selecionar, buscam constantemente pelos melhores profissionais disponíveis no mercado, para cada uma das áreas de atuação. 

Assim sendo, torna-se uma enorme vantagem poder contar com os melhores profissionais, além das tecnologias e estratégias mais inovadoras do mercado atual. 

Conte com o BPO do Grupo Selecionar!

Neste conteúdo você pode entender como funcionam as contratações de terceirização de processos de negócios, além dos objetivos e benefícios dessa modalidade. Sendo assim, ficou mais fácil analisar a contratação de um BPO especializado para sua empresa. 

A consultoria do nosso grupo, é totalmente dedicada à necessidade de nossos clientes e seus objetivos finais. Conheça nosso BPO de Contact Center e acerte em sua decisão.

Tags: bpo, business process outsourcing, terceirização, outsourcing, contact center

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