Blog

O que é ExO e porque é um bom modelo de empresa

Também conhecidas como Organizações Exponenciais, as ExOs são novas modalidades de empreendimentos que usufruem ao máximo da tecnologia, mirando no crescimento acelerado da empresa. 

Mas afinal, você entende o que são e como funcionam as ExOs? Confira neste conteúdo! 

O que é uma ExO

As Organizações Exponenciais, que se traduzem do inglês ”Exponential Organizations", podem ser resumidas, basicamente, como empresas que investem em tecnologias e posicionamentos inovadores, além de, comumente, observarem crescimento muito mais rápido em relação aos demais concorrentes tradicionais.

Além de serem mais baratas que as organizações convencionais, as ExOs chegam a se tornarem 10 vezes maiores que os outros empreendimentos do mesmo ramo, dado o seu investimento em tecnologia inovadora.

Acontece que, nas principais empresas americanas tradicionais, o tempo médio para se alcançar o valor de USD 1 Bilhão, é de aproximadamente 20 anos, enquanto as ExOs como o Google e Facebook, demoraram menos de 8 para alcançar o mesmo objetivo.

Existem ainda, outros exemplos de ExOs de sucesso que atingiram o valor de USD 1 Bilhão em pouco tempo, a Uber e o Whatsapp, por exemplo, atingiram este patamar em apenas 2 anos.

De maneira resumida, as empresas exponenciais podem ser entendidas como empreendimentos com resultados desproporcionalmente grandes, e que estão diretamente ligadas ao uso de novas tecnologias e estratégias de aceleração. 

Qual a diferença de uma ExO para uma organização padrão

Criadas com o objetivo de se opor às instituições convencionais, as organizações exponenciais carregam o real significado da palavra "exponencialidade", afinal, estes empreendimentos se apresentam como um real fenômeno de crescimento. 

Acontece que as empresas convencionais, também chamadas de “lineares”, possuem foco e estruturas hierárquicas bem definidas, como exemplo, o investimento em ativos físicos, sendo assim, estas organizações possuem o “método tradicional” de desenvolvimento. 

Por outro lado, as organizações exponenciais não costumam deter uma quantidade significativa de ativos ou colaboradores, optando por priorizar o investimento em tecnologias de crescimento acelerado, como a inteligência artificial e as automações. 

Por fim, o pensamento estratégico das ExOs é mais adaptado ao mercado e suas mudanças, e, de acordo com muitos especialistas, é o único pensamento alinhado com o futuro, que se encaminha rumo a um uso intenso de tecnologias e inovações. 

Mas afinal, quais são as principais características de uma ExO? Confira no próximo tópico deste conteúdo!

Principais características das organizações exponenciais

Existem algumas características marcantes nas ExOs, e neste tópico, separamos as principais das particularidades dessas organizações, confira:

Staff on demand 

Herdada de uma expressão americana, o “Staff on demand” significa “equipe sob demanda” e pode ser resumido como a contratação de funcionários temporários, que atuarão na empresa por determinado tempo ou até a conclusão de uma atividade.

A contratação dos funcionários temporários é uma estratégia, e se faz interessante nos momentos em que a empresa necessita de uma equipe para apenas um determinado projeto, ou demanda. 

Decisões com base em dados 

Uma das tecnologias que as organizações exponenciais utilizam, são as Dashboards, termo que se traduz como “Painel de controle”

Acontece que as Dashboards permitem a reunião de um grande número de dados e indicadores, apresentando eles através de interfaces gráficas que possuem indicadores, informações e métricas da empresa.

Por meio do conteúdo coletado e apresentado nas Dashboards, as ExOs conseguem tomar decisões baseadas nos dados da organização, o que garante maior assertividade em decisões como as de investimento para melhorias e otimização de processos internos.

Uma das principais ferramentas de gestão utilizadas pelas ExOs, é a OKR  (Objective and Key Results)  que é capaz de fornecer feedbacks e cruzar dados entre os Objetivos Estabelecidos x Resultados obtidos até o momento. 

Ativos alavancados

Diferentemente das empresas convencionais, que investem muito recurso financeiro nas suas estruturas, máquinas e equipamentos, as ExOs adotam estratégias bem diferentes. 

Acontece que as organizações exponenciais, preferem aproveitar recursos e ativos que já estão disponíveis, como por exemplo a Uber, que não é dona de nenhum dos veículos disponíveis em sua frota de prestação de serviços. 

Por fim, a estratégia dessas organizações tem seu foco em otimizar os ativos existentes e disponíveis ao invés de aplicar recursos, tempo e estrutura na criação deles. 

Uma tradução simples para o termo “Ativos alavancados”, pode ser “a estratégia de alugar, ou compartilhar ativos ao invés de possuí-los

Engajamento

Outra característica presente nas organizações exponenciais, é que elas utilizam do engajamento social como uma ferramenta de melhoria. 

É bastante comum ver as ExOs incentivando o engajamento do seu empreendimento com seus clientes através de interações no mundo digital, principalmente por meio das redes sociais. 

Uma estratégia muito utilizada pelas organizações, é a Gamification, que visa propor incentivos e prêmios ao público engajado com a empresa. 

Através destas estratégias de conexão com clientes, as empresas conseguem, além de receber feedbacks reais dos seus consumidores sobre sua experiência, fidelizar pessoas e criar valores de marca.  

Experimentação

A experimentação é uma técnica já utilizada por diversas organizações, até mesmo as convencionais, não sendo de uso exclusivo das ExOs. A experimentação está presente em quase todos os empreendimentos.. 

Através da experimentação, se desenvolvem protótipos, ideias e estratégias, e então, testam-se eles, em grupos de consumidores e possíveis usuários. 

A metodologia Lean Startup é uma das técnicas responsáveis por permitir que as empresas exponenciais testem e apliquem novas ideias constantemente, adequando seus produtos e direcionamentos. 

Autonomia

Por último, as ExOs são reconhecidas por conceder autonomia para todos os envolvidos dentro dos processos internos da empresa. 

Nesta característica, pode-se observar uma tendência de queda nas estruturas hierárquicas dos empreendimentos lineares, afinal, nas ExOs, é comum que todos os trabalhadores sejam pares, alinhados horizontalmente. 

Diversas destas organizações são compostas por equipes multidisciplinares e auto-suficientes, de maneira a descentralizar a hierarquia. , 

Como criar uma ExO

Criar ou se transformar em uma organização exponencial não é tão difícil quanto parece, neste tópico, separamos alguns passos importantes no processo de criação de uma ExO. Confira:

Defina um propósito transformador 

Um propósito, pode ser resumido no objetivo principal de um empreendimento, um foco que está integralmente ligado à existência da organização. 

A fim de definir um propósito transformador, a sua empresa precisa responder duas perguntas, que são: Quem desejamos impactar e Quais problemas desejamos resolver

Respondendo estas simples questões, é possível criar uma declaração pública dos interesses de uma organização. 

O propósito transformador da Google, por exemplo, é “Organizar as informações do mundo e torná-las mundialmente acessíveis e úteis”

Forme uma comunidade 

Uma vez definido o seu propósito transformador, é preciso que ele seja capaz de ser reproduzido em grandes quantidades. 

Sendo assim, é muito importante criar comunidades e grupos de empresas, ou clientes, que estejam alinhados a seus objetivos. 

Tenha uma ideia inovadora

Uma das etapas mais importantes na criação de uma organização exponencial, é definir seu nicho de atuação, neste momento, é bastante relevante que a sua ideia de empreendimento seja inovadora. 

A grande maioria das ExOs são fruto de uma ideia revolucionária, como a Airbnb por exemplo, que decidiu criar uma plataforma com os hotéis já existentes e disponibilizá-los em nível mundial. 

Desenvolva um modelo de negócio

Para auxiliar no processo de desenvolvimento de um modelo de negócio, existem ferramentas como a Business Model Canvas, que é capaz de esboçar uma estratégia de empreendimento. 

Construa um produto viável

Um produto viável é quase que um esboço do produto final, com investimentos menores, porém, elaborado o suficiente para cumprir a função desejada pelo empreendedor. 

A estratégia de desenvolver um produto viável, é responsável por minimizar os custos com determinada produção antes de validar a realidade do mercado. 

Basicamente, o produto viável é uma forma economicamente segura de se confirmar o mercado e comprovar hipóteses ainda incertas sobre a ideia inovadora

Valide canais de vendas e marketing

A validação dos canais de venda é uma etapa crucial na rentabilidade de uma empresa. Sem ela, muito provavelmente o negócio enfrentará problemas. 

Para validar a qualidade dos seus canais de venda e de marketing, é importante analisar as métricas, como as de KPI (Indicadores-chave), por exemplo. Afinal, é a análise destes dados que irá expor o quanto a sua estratégia é funcional. 

Construa e mantenha uma plataforma

Uma plataforma bem construída pode armazenar, gerir e demonstrar os dados de crescimento do seu empreendimento. 

Para criar uma organização exponencial de sucesso, é importante entender que construir uma plataforma de dados e mantê-la atualizada, é fundamental para o controle dos futuros investimentos com melhorias e adequações. 

Conte com a consultoria do Grupo Selecionar!

Neste conteúdo você pode entender o que são e como funcionam as organizações exponenciais, além das diferentes estratégias e tecnologias que as compõem. 

A consultoria do nosso grupo é focada em desenvolver seu empreendimento, podendo ajudar no início do desenvolvimento de uma ExO ou ainda, na gestão de uma organização já em atividade ou ainda, na adaptação da sua empresa convencional. 

Entre em contato conosco e acerte na sua decisão! 

Tags: exo, organização exponencial

Compartilhe:

(47) 3041-0500