Blog

O que são squads?

Squads são equipes multidisciplinares compostas por pessoas de habilidades diferentes. Empresas como Google e Spotify já usam este sistema, que é fundamental para empresas exponenciais. Continue neste artigo e entenda!

O que são squads?

Squad é um termo em inglês que significa esquadrão, já no universo corporativo, a palavra carrega um significado de organização, e é uma estratégia baseada na criação de pequenas equipes multidisciplinares dentro da empresa.

Como primeiro exemplo, podemos pensar em um time formado por um analista de marketing, um programador, um designer e um redator com foco em criação. 

Outro grupo, dedicado ao relacionamento, pode ter um programador, um analista de marketing e um responsável pelo sucesso do cliente (Customer Success). 

Ambos os exemplos acima, são de grupos autônomos e com objetivos distintos, mas que fazem parte da mesma empresa.

Ainda neste conteúdo, vamos demonstrar como funcionam os Squads Scrum, acompanhe!

O que é um time squad?

Dentro de um ambiente de trabalho, uma empresa que já trabalha com squads, pode decidir formar uma nova equipe multidisciplinar, composta por diversos profissionais de habilidades distintas, mas focados em um mesmo objetivo. Estas equipes internas, são chamadas de time Squad. 

Em uma empresa de tecnologia, por exemplo, um Squad pode ser formado por:

  • Product owner;
  • Desenvolvedor front end;
  • Desenvolvedor back end;
  • Designer;
  • Tester.

O que são squads Scrum?

Scrum é uma metodologia ágil de gerenciamento de projetos, sendo uma estrutura para desenvolver, entregar e sustentar produtos em um ambiente complexo. 

Embora os Squads Scrum sejam muito usados no desenvolvimento de softwares, eles também podem ser aplicados a outras áreas.

Os Squads Agile Scrum, por sua vez, são os times que trabalham dentro dessa metodologia. Um squad Scrum é um pequeno grupo que atua junto em direção a uma meta de entrega a cada sprint (normalmente, períodos de uma a quatro semanas).

No desenvolvimento de software, o trabalho de um sprint é uma melhoria incremental que ajuda a satisfazer a necessidade de um usuário ou produto.

Os squads costumam ser multidisciplinares, formados por entre três a nove pessoas, sendo essas obrigatoriamente um Scrum master e um P.O. (Product Owner). 

O restante da equipe é formado por profissionais de criação, produção e desenvolvimento. Entenda o papel de cada um:

  • Scrum Master: responsável por fazer o trabalho andar, eliminando tudo que atrapalhe a produtividade da equipe
  • Product Owner (P. O.): é um profissional que faz o meio de campo entre o time de desenvolvimento e o cliente
  • Desenvolvimento: pode ser formado tanto por programadores, como por profissionais de design, marketing, entre outros.

O Scrum valoriza os relacionamentos acima dos processos. Pode parecer uma boa ideia adicionar mais profissionais a uma equipe Scrum de alto desempenho, mas um grupo muito grande prejudica esses relacionamentos.

Da mesma forma, permitir o deslocamento de membros da equipe para outros projetos ou responsabilidades pode diminuir o foco deles.

Como formar squads?

Formar squads requer muito mais do que definir as funções da equipe e encontrar bons profissionais para preenchê-las. Primeiro, é importante saber quando é válido formar squads, especialmente no modelo Scrum.

Às vezes, um cliente tem uma visão geral de seu produto, mas sem requisitos claros. Isso pode dificultar a estimativa de tempo e custos — que são necessários para projetos de custo fixo ou metodologias mais tradicionais. 

O framework Scrum é ideal para se adaptar a requisitos que surgem durante o andamento de um projeto. Ainda mais quando mudanças já são esperadas durante o desenvolvimento.

Um bom squad deve seguir determinadas características como:

  • ser responsável coletivamente pelo trabalho 
  • ter autonomia e auto-organização
  • multifuncionalidade e equilíbrio
  • trabalhar em equipe.

Já falamos acima como os squads são formados no agile (scrum master, product owner e desenvolvimento). 

Para a vaga de product owner, procure um profissional que esteja com boa disponibilidade para o projeto. Ele deve estar totalmente envolvido para garantir que a equipe tenha as prioridades certas.

Por fim, o melhor caminho a seguir, principalmente quando há algumas incertezas, é buscar uma consultoria especializada. Nesse caso, a terceirização de squads surge como uma excelente solução.

Terceirização de squads

A terceirização ou outsourcing de squads é a contratação de consultoria especializada para formação de equipes nesse modelo de trabalho.

Certas empresas especializadas em tecnologia que trabalham com metodologias ágeis colocam à disposição sua força de trabalho para outras marcas que demandam equipes multidisciplinares. Conheça alguns benefícios.

Vantagens

Terceirizar squads traz muitas vantagens para empresas que adotam esse modelo de trabalho. Algumas delas são: 

  • Agilidade: como geralmente trabalham com metodologias ágeis, os squads estão acostumados a ter um comportamento altamente produtivo e de economia de tempo;
  • Flexibilidade e autonomia: como são multidisciplinares, as equipes são mais capazes de tomar boas decisões por conta própria e também podem se adaptar durante um projeto;
  • Redução de custos: terceirizar squads exige um investimento menor que uma equipe interna e evita despesas trabalhistas e a burocracia do recrutamento e desligamento;
  • Profissionais assertivos: o trabalhador que vai atuar em seus projetos começa suas atividades praticamente pronto para se adaptar à sua necessidade;
  • Atuação sob demanda: os squads ficam à disposição de sua empresa enquanto e apenas quando for necessário, evitando ociosidade;
  • Maior ROI: como o investimento de terceirizar squads e sua consultoria são menores que contratar funcionários — e somados aos benefícios disso — o retorno sobre investimento tende a ser maior.
  • Treinamentos especializados com a terceirização de squads, é possível receber um squad já treinado, pronto para desempenhar a função e de maneira alinhada a cultura da empresa.
  • Consultoria especializada: Nós, do Grupo Selecionar, possuímos mais de 20 anos em experiência de recrutamento e seleção e garantimos precisão no recrutamento dos melhores profissionais para composição de um squad eficaz. 

Exemplos de empresas que trabalham com squads

Os squads são uma estratégia em constante popularização, estando presentes em diversas empresas mundo afora nos dias de hoje, desde startups a grandes marcas tradicionais de tecnologia, finanças e até cosméticos. 

Vale lembrar que o uso de squads é uma característica de empresas altamente inovadoras, como o Google e Spotify, no Brasil, a Natura e o Nubank também utilizam desta estratégia. Essas companhias também costumam utilizar metodologias de gestão ágil, como o Scrum.

Dentro da Nubank, como exemplo, a estratégia de Squads é adaptada e aplicada para criar novas campanhas, produtos e até mesmo, implementar a empresa dentro de outros países. 

A empresa diz ainda, em seu conteúdo sobre Squads, que opta por dar liberdade e autonomia para as Squads a respeito da definição de importância das tarefas e seus períodos. 

Trabalhe com squads em sua empresa

Neste artigo você viu informações sobre o que é uma squad, dicas sobre como formar essa equipe e pôde ainda, entender as vantagens da terceirização de squads por meio de uma consultoria especializada. 

A consultoria da nossa empresa, o Grupo Selecionar, é totalmente dedicada à necessidade de nossos clientes e seus objetivos finais.Trabalhamos com a metodologia WOW (Way of Working), uma abordagem exclusiva para trazer a solução ideal para diversos tipos de negócios. 

Gostaria de saber mais sobre a terceirização e outsourcing em TI para formar seus squads? Conheça mais sobre esse serviço.

Tags: squads, terceirização, time squad, projetos

Compartilhe:

(47) 3041-0500