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Outsourcing de TI: como funciona e quais as vantagens

O “Outsourcing” é um termo de origem norte-americana e que, em tradução literal, significa “fonte externa“ ou ainda, Terceirização. 

Dentro do mundo dos negócios, é comum que o outsourcing seja praticado, sendo que ele é frequentemente visto nas situações onde uma empresa entende ser eficiente, contratar outra organização com o objetivo de realizar determinada atividade. 

O Outsourcing também é bastante utilizado para substituir integralmente as atividades que antes eram realizadas de maneira interna pela contratante, neste caso, todo o setor ou área da empresa é terceirizada. 

Por fim, o Outsourcing é um método de otimização onde a empresa contratante poupa seus recursos, além dos seus investimentos financeiros e o tempo de atividade dos seus colaboradores. 

O que é Outsourcing de TI?

O Outsourcing de TI segue os mesmos princípios que o outsourcing de quaisquer outras atividades, entretanto, neste caso, é o setor de tecnologia de determinada empresa quem é terceirizado, sendo as atividades que ele realizava, conduzidas por outra empresa.

Da mesma forma que o Outsourcing de qualquer segmento, o objetivo da terceirização, muitas vezes é a otimização da atividade a ser realizada, além disso, conquista-se também, a redução de custos e o aumento de eficiência do setor em questão. 

Vale ressaltar que outro motivo frequente para o Outsourcing de TI, é que com ele, a empresa contratante tem mais tempo e recurso para investir em sua atividade-fim, também conhecida como core-business. 

O Outsourcing de TI é uma grande tendência do mercado atual e diversas empresas já estão optando por ele em seus setores de tecnologia da informação. Mas afinal, você sabe como funciona o outsourcing de ti e quais os seus principais modelos? Continue lendo! 

Como funciona o processo de Outsourcing de TI?

O Outsourcing de TI se dá início com a contratação de uma empresa especialista em tecnologia da informação. 

Dependendo do método de parceria acordado entre as partes, comumente é a empresa terceirizada que irá fornecer os equipamentos, sistemas e suporte técnico, além de manutenções e atualizações constantes. 

Dessa forma, em alguns tipos de contrato, o Outsourcing de TI pode até ser confundido com um tipo de locação, afinal todos os equipamentos como computadores, notebooks, celulares, tablets e etc, são fornecidos pela empresa contratada. 

Um dos recursos mais importantes e que também são comumente oferecidos por empresas de Outsourcing, é o pessoal especializado, afinal, é bastante frequente que nas terceirizações o time de especialistas necessários para a atividade, também seja responsabilidade da contratada. 

Deste modo, existem três principais modelos de Outsourcing de TI no mercado atual, sendo eles, os seguintes: 

Outsourcing de Ativos de TI

O Outsourcing de ativos de TI, é uma modalidade de Outsourcing onde a empresa contratada se responsabiliza por fornecer os softwares e os equipamentos de TI em geral. 

Além dos equipamentos e sistemas, a empresa de Outsourcing também fica responsável por prestar manutenções e assistências técnicas sempre que for necessário. 

Outsourcing de Infraestrutura de TI

Já na terceirização de infraestrutura de TI, a empresa contratada se torna responsável por gerir, além dos sistemas e equipamentos, os servidores a serem utilizados pela contratante. 

O objetivo principal desta modalidade de Outsourcing de TI, é a otimização do trabalho da equipe interna, que por sua vez, ainda é de responsabilidade da contratante. 

Full Outsourcing de TI

Por fim, o Full Outsourcing de TI é um modelo de Outsourcing onde a empresa contratada fornece o departamento de tecnologia para a contratante, de maneira integral. 

Sendo assim, além dos sistemas, equipamentos, servidores, manutenções e atualizações, a empresa de Outsourcing também fica encarregada em oferecer a mão de obra especializada, que são os funcionários. 

Este é um dos modelos mais rentáveis para empresas de diferentes portes, afinal, com este serviço, nenhuma parte do processo do serviço de tecnologia da informação fica sob responsabilidade da contratante. 

Quais as principais vantagens do Outsourcing de TI?

Existem diversos benefícios na contratação de um Outsourcing de TI, neste trecho do conteúdo, listamos alguns deles, confira:  

Redução de custos

Por permitirem estabelecer um orçamento de tecnologia bem preciso, o Outsourcing de TI é uma ótima opção para empresas que precisam reduzir custos internos, afinal, o valor pago pela terceirização do serviço é fixado logo de início entre as empresas, através de um contrato. 

Outra relevante economia que o Outsourcing de TI entrega, é a respeito do capital humano. 

Acontece que, uma vez que uma empresa terceiriza seus serviços de tecnologia da informação, dependendo do plano contratado, ela não precisará arcar com a manutenção de funcionários, salários, contratações, demissões e etc. 

Otimização de processos

Com um mercado cada vez mais competitivo, a otimização dos processos internos da empresa se faz uma atividade vital para o bom funcionamento dela, e é por conta disso que o Outsourcing pode ajudar. 

O que ocorre é que, através da terceirização de um setor de serviços de TI, a empresa contratante pode contar com a colaboração de profissionais mais qualificados para esta área. 

Além disso, uma vez terceirizado um setor, é inevitável que se tenha uma maior disponibilidade de pessoal interno, impactando e alavancando diretamente a produtividade de outras áreas. 

Maior qualidade no serviço de TI

É muito complexo para pequenas equipes internas administrarem todos os sistemas e tecnologias da uma empresa, além disso, vale lembrar que eles também precisam garantir segurança, desempenho e funcionalidade dos serviços de tecnologia. 

Com a terceirização destes setores junto a uma organização especializada, a contratante tem acesso a infraestrutura e equipes altamente treinadas, o que certamente irá resultar em uma maior qualidade do serviço de Tecnologia da Informação. 

Foco interno no core business

O core business pode ser entendido como a atividade principal realizada por uma empresa, basicamente, é esta atividade que a empresa oferece como produto ou serviço. 

Se a sua empresa não tem como foco principal a tecnologia, o Outsourcing é uma ótima opção exatamente por permitir que todos os esforços internos dos colaboradores se voltem para a atividade principal, o core business. 

Agilidade na entrega de projetos

A agilidade na entrega de projetos é um dos maiores diferenciais das empresas atuais, e, neste caso, o Outsourcing de TI também pode ajudar. 

Acontece que, independentemente da empresa possuir uma equipe própria ou não, em determinadas situações é necessário habilidades específicas para realizar as demandas. 

Para estas circunstâncias, contratar uma fonte externa pode ser a melhor opção quando o objetivo é agilidade e qualidade. 

Conclusão: 

Neste conteúdo você conferiu diversas informações a respeito do que é um Outsourcing e como funciona o Outsourcing de TI. Além disso, também ficou mais fácil entender as vantagens de se contratar uma terceirização dos serviços de tecnologia. 

O Outsourcing de TI da nossa empresa, o Grupo Selecionar, é totalmente capaz e dedicado a entregar os melhores resultados possíveis aos nossos clientes. 

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Tags: Outsourcing de TI

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