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Staff on Demand: Conheça o que é, dicas e suas vantagens!
Será que vale a pena sua empresa adotar um Staff on Demand? Já sabe o que é isso?
Veja neste artigo qual é seu conceito e por que tantas organizações exponenciais têm usado esse modelo de contratação.
O que é Staff on Demand
Staff on Demand é um modelo de contratação de equipe sob demanda, como o próprio nome em inglês indica.
Essa é uma forma de as empresas contarem com um time de profissionais para trabalhar apenas quando há necessidade de executar determinado projeto, conforme o momento.
Nesse modelo, os profissionais contratados não precisam fazer parte da equipe da empresa contratante e não possuem vínculo empregatício.
O formato tem se popularizado especialmente em projetos de tecnologia, motivado pelas flexibilizações trabalhistas em relação a terceirizações e contratações de pessoas jurídicas.
Como começar a utilizar o Staff on Demand
O Staff on Demand é bastante utilizado por organizações exponenciais, empresas que apresentam resultados bem superiores em relação a seus concorrentes que trabalham em um modelo tradicional. Tudo isso de forma mais rápida e inovadora.
Essas organizações exponenciais adotam o Staff on Demand para poder garantir uma escalabilidade a baixos custos.
Portanto, se você deseja implementar o Staff on Demand, avalie primeiro seu modelo de negócio, isto é, se ele permite que haja contratação de Staff on Demand.
Por exemplo, se sua empresa presta serviço B2B e fecha um contrato temporário com um cliente, talvez não valha a pena fazer contratações no regime CLT apenas para atender essa necessidade.
Nesse caso, você pode procurar uma empresa que ofereça o serviço de Staff on Demand, que pode fornecer um grupo de profissionais já preparados para atender à sua demanda.
Quais os benefícios do Staff on Demand
Toda solução inovadora que possui vantagens reais é atrativa para qualquer empresa. Esse é o caso do Staff on Demand. Veja quais são seus principais benefícios a seguir:
- redução de custos com pessoal
- menos burocracias
- melhoria na alocação de recursos
- equipes mais produtivas
- mais facilidade para escalar o negócio
- mais agilidade para executar novas ideias.
Níveis de Staff on Demand
Agora que você conheceu o que é o Staff on Demand e seus benefícios, é importante entender algumas diferenças entre os tipos de equipe sob demanda.
O conceito Staff on Demand é dividido em quatro níveis — confira eles a seguir.
Nível I: tarefas de pouco valor estratégico
O primeiro nível do Staff on Demand já é bem conhecido por conta das terceirizações tradicionais em atividades que não são centrais em uma empresa. Por exemplo:
- publicidade
- serviços de limpeza
- segurança privada
- jardinagem
- manutenção.
A jardinagem, por exemplo, embora seja um serviço indispensável para os cuidados com o patrimônio e que deve ser executado com certa recorrência, talvez não tenha necessidade de ter um profissional dedicado todos os dias na empresa.
A publicidade é uma área também muito necessária para garantir a captação de clientes e uma boa reputação de sua marca no mercado, mas, diferentemente do marketing, ela costuma ser mais focada em campanhas pontuais.
Por isso, algumas atividades desse setor também podem não ter a necessidade de ser trabalhadas todos os dias (edição de vídeo, por exemplo).
A grande vantagem de terceirizar os profissionais dessas atividades é que as empresas intermediárias costumam contar com uma equipe especializada para trabalhar sob demanda em seu negócio.
Nível II: contratação de mão de obra especializada
No segundo nível do Staff On Demand, uma empresa contrata outra para contar com profissionais de mão de obra qualificada para trabalhar em atividades específicas e de alto valor estratégico, como:
- contabilidade
- marketing
- TI
- RH.
Essas atividades são essenciais para o crescimento do negócio. Mesmo que precisem ser trabalhadas diariamente, a solução de Staff on Demand pode colaborar com a redução de custos e escalabilidade.
Nível III: integração equipe interna e externa
Este é um nível em que a empresa conta tanto com profissionais contratados em seu quadro, quanto com um Staff on Demand. Esses dois grupos devem trabalhar de forma conjunta e integrada.
Os profissionais do Staff on Demand não são tratados como terceirizados, mas, sim, como autônomos. Esse pode ser o caso de trabalhadores de diversas áreas, desde programação a vendas..
Nível IV: Staff on Demand é indispensável para o funcionamento da empresa
O último nível do Staff on Demand se refere a profissionais autônomos e terceirizados que são essenciais para as atividades da empresa. Algumas vezes, o número de trabalhadores do Staff on Demand pode ultrapassar os milhares e até milhões!
A Uber, por exemplo, tem mais de 22 mil funcionários contratados de forma tradicional, conforme a lei de cada país. Entretanto, o número de motoristas vinculados à empresa mundo afora passa dos 3 milhões.
Esse número é uma prova de que, com o Staff on Demand, uma empresa tem possibilidades quase que ilimitadas de escalabilidade.
Dicas para adotar o Staff on Demand na sua empresa
Acha que o Staff on Demand é uma boa modalidade de contratação para sua empresa? Confira a seguir seis dicas para adotá-lo.
Crie um planejamento para contratação sob demanda
Embora possa reduzir custos com pessoal, o Staff on Demand precisa ser contratado da maneira correta para garantir um bom investimento.
No planejamento, verifique, por exemplo, qual será seu principal fornecedor de equipe sob demanda e em quais períodos haverá esse tipo de contratação.
Avalie as reais necessidade do seu negócio
Você precisa de mais quantos profissionais para dar conta de suas demandas e de quais áreas eles devem ser?
Lembre-se que o Staff on Demand é especialmente útil em relação a necessidades pontuais e planos de escalabilidade.
Identifique quais tarefas valem a pena terceirizar
Além de saber a quantidade e a área dos profissionais que você precisa contratar via Staff on Demand, também é importante analisar quais atividades específicas serão terceirizadas.
O nível III do Staff on Demand, por exemplo, une profissionais registrados e profissionais autônomos.
Nesse caso, você pode ter na área de tecnologia um gerente de projetos fixo em seu quadro de funcionários e diversos programadores pontuais para um desenvolvimento.
Faça uso de indicadores de desempenho para avaliar sua estratégia de Staff on Demand
Veja alguns indicadores de desempenho que você pode usar em sua avaliação de estratégia de Staff on Demand:
- Produtividade: uma das formas de fazer isso é dividindo as horas de trabalho do profissional pelo número de produtos que ele produziu durante um determinado período de tempo
- Qualidade: o aspecto qualitativo da avaliação pode ser medido de acordo com a experiência do cliente em relação a determinado produto ou serviço
- Eficácia: avalie qual tem sido a capacidade de sua equipe de atingir um objetivo determinado
- Eficiência: há uma diferença entre eficiência e eficácia. Quem simplesmente cumpre uma tarefa é eficaz, mas quem a faz bem é eficiente
- Formação: por fim, avalie o nível de formação tanto de sua equipe atual quanto do Staff on Demand e verifique se existe alguma necessidade de um especialista em algo específico.
Avalie a necessidade de treinamento
Nem sempre é possível encontrar os profissionais 100% preparados para sua necessidade tanto com um recrutamento tradicional quanto com o Staff on Demand Um programa de treinamento pode ser a solução para isso.
Ofereça um ambiente de trabalho favorável aos funcionários externos
Por fim, para que o trabalho do Staff on Demand seja bem feito, é preciso que esses profissionais sejam inseridos em um local de bom clima organizacional.
Se for home office, utilize plataformas e siga diretrizes que ajudem seus funcionários remotos a ficarem bem informados em relação às atividades que precisam executar.
Conclusão
Neste artigo, você viu detalhes sobre o que é Staff on Demand, suas vantagens, níveis e dicas para a implementação.
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